Redes Sociais: Oportunidades e Limites na Administração

terça-feira, 22 de outubro de 2013
REDES SOCIAIS: OPORTUNIDADES E LIMITES NA ADMINISTRAÇÃO
Todos nós aprendemos muito com esse trabalho e com certeza não iremos, mas nos comportar da mesma forma que nós estávamos acostumados a fazer na internet a atenção será redobrada e as postagens serão escolhidas a dedo. Logo abaixo estão mais explicações e exemplos de como são vistas e apresentada às redes sociais.
O Mundo mudou e com ele mudaram as formas de comunicação. As empresas e os publicitários estavam presos ao marketing convencional ao outdoor, jornal impresso, televisão, rádio, entre outros até então imagináveis, todavia, agora, as redes sociais devem fazer parte do planejamento de marketing de qualquer empresa e/ou profissional. As organizações precisam estar preparadas para esse processo de modificação. Enquanto poucas empresas liberam e até incentivam o seu uso, a maioria ainda vê com maus olhos o acesso dos seus funcionários a essas redes. Temos que quebrar este paradigma fazendo com que as organizações tenham credibilidade em seus funcionários. Mais para isso é preciso utilizar as redes sociais com sabedoria. Sabemos que o uso moderado das redes sociais não pode significar a perda total da sua identidade nas ferramentas. Usar sabiamente o Facebook, Twitter ou outras redes pode até beneficiar as relações profissionais. Emitir uma opinião madura e bem embasada a respeito de um assunto que diz respeito à empresa, ou alguma notícia que por ventura tenha impacto para você ou para a outra pessoa, vai ser bem interpretado. O profissional tem de saber expor quem ele é de verdade. Muitas pessoas falam que existe a vida nas redes sociais e a vida real. Não, tem de ser uma coisa só. Não crie um perfil daquela pessoa que você gostaria de ser. Aproveite as redes sociais para mostrar os seus valores.
O que é Rede Social para nós:
Muito se fala de rede social, é o momento de estar interligado neste novo mundo, que até parece ilimitado, com muitas coisas inexploradas. Falar do surgimento dessas redes nos leva ao início da civilização onde o homem se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses. Ao contrário do que muitos pensam falar de Redes Sociais não necessariamente significa falar de internet, o conceito das redes sociais é algo bem mais antigo que nossa famosa web. Redes sociais representam gente, interação social, troca social. Dessa forma, entendemos redes sociais como qualquer grupo que compartilhe de um interesse em comum, um ideal, preferência, etc. podem exemplificar redes sociais como: Clube de futebol, igreja, sala de aula, empresa. Quando essa interação social parte para o ambiente online, nesse momento temos as chamadas redes sociais digitais, estas têm adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Quais os Tipos de Redes Sociais
Redes comunitárias:Estas contribuem para a construção da auto sustentabilidade local.Foca nos recursos disponíveis, não nos que faltam,basicamentee, em roda, cada uma pessoa, representantes de instituições fala o que oferece e o que procura em relação a um tema ou a um território,depois, quem deseja, troca idéias e informações com quem se identifica,articula parcerias.
Redes profissionais: prática conhecida como networking, tal como o LinkedIn, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoaisou profissionais.
Redes sociais online: tais como Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo WorldPlatform (normalmente estamos acostumados a redes sociais públicas, mas existem privadas. Normalmente, existem estágios de tempo em cada rede social até que se torne pública) que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções.
Mas de onde surgiu as redes sociais?
Logo após surgir a internet, logo em seguida na década de 90 a web seria idealizada por Tim Berners-Lee, que tinha como propósito inicial o compartilhamento de arquivos com seus amigos. Com o advento da web, os e-mails apareciam como a primeira forma de relacionamento na internet. A troca de mensagens por e-mail era a única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os usuários. Com o passar dos anos e o aumento considerável no número de internautas, foi sentida a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação mais abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos. Haja vista que as mensagens eram limitadas somente a usuários dos quais se tinha o endereço eletrônico, por esse motivo as mensagens recebidas não poderiam ser repassadas com facilidade.
No Brasil
Hoje as Redes sociais são responsáveis por 62% do tráfego na internet brasileira e são uma das principais formas de representação dos relacionamentos pessoais ou profissionais.
As redes sociais mais populares no Brasil são:
• Orkut, rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos;
• Flickr, site de hospedagem e partilha de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações);
• Facebook, website de relacionamento social lançado em 4 de fevereiro de 2004.
• Twitter, rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos.
Qual o limite de exposição nas redes sociais?
Independentemente da discussão sobre o acesso à senha dos candidatos, pesquisa divulgada recentemente pela empresa de monitoramento de mídias sociais Reppler aponta que 91% dos recrutadores nos EUA confirmam visitar o perfil dos profissionais que estão participando de um processo seletivo. Por meio das páginas pessoais em redes sociais, o selecionador conhece um pouco mais sobre o indivíduo: sua forma de se relacionar com a sociedade, preferências pessoais e até mesmo informações sobre a sua carreira. De acordo com Flávio Nascente dos Santos, diretor da agência de recrutamento AST Facilities, o Facebook é uma espécie de “amostra grátis” da personalidade da pessoa.
Como tornar seu perfil atraente:
• Mantenha o seu perfil sempre atualizado;
• Mostre as suas competências: idiomas que domina cursos concluídos, artigos publicados.
• Compartilhe opiniões sobre assuntos de interesse profissional;
• Tente não expor em demasia a sua vida pessoal, mas também não seja tão discreto ao ponto de parecer que você tem algo a esconder;
• Fotos em família ou entre amigos são bem vistas;
• Não é necessário usar linguagem formal na rede social, mas cuide para escrever sempre em português correto;
• Se você gosta de ler, comente os livros que estão na sua cabeceira no momento;
• Conte e divulgue fotos de viagens interessantes, de eventos culturais que valham compartilhar;
• Siga e adicione negócios de interesse, de sua área de atuação;
• Não se acanhe em divulgar suas vitórias, promoções, premiações, boas colocações em cursos;
• Se o seu superior lhe convidou para ser amigo no Facebook, você tem a liberdade de aceitar ou não. Mas, no momento em que aceitar, redobre os cuidados com o seu perfil;
• Não responda a provocações públicas e não trave discussões por meio das redes sociais;
• Se você está buscando um emprego, a informação apresentada na entrevista têm de ser coerentes com o seu perfil virtual o que não pega bem;
• Não divulgue imagens comprometedoras: fotos em festas com copos de bebida alcoólica na mão, de biquíni na praia, sem camisa, com roupas decotadas ou em poses sensuais;
• Jamais fale mal da empresa em que trabalha ou em que já trabalhou. Da mesma forma, nunca critique seu chefe ou clientes;
• Não divulgue informações sobre sua empresa, a não ser que você tenha autonomia para isso ou tenha autorização;
• Tome cuidado ao levantar assuntos polêmicos e ao expressar opiniões radicais;
• Não use palavras de baixo calão;
• De nada a adianta ter um perfil correto em uma rede social e descuidar-se em outra;
• Pessoas que postam coisas demais acabam com fama de chato e ainda passam a impressão de não ter coisas mais importantes para fazer ou de que estão usando o horário de trabalho para fazer isso;
“A IDÉIA É QUE A PESSOA SÓ SE EXPONHA NA MEDIDA EM QUE SUPORTE AS CONSEQÜÊNCIAS DESSA EXPOSIÇÃO”
Até bem pouco tempo as fronteiras entre o que era público ou privado estavam claramente estabelecidas, até mesmo por barreiras físicas: os muros de nossas casas. Cada pessoa sabia quais eram as regras, os riscos, as expectativas, bem como os comportamentos esperados na esfera pública e cada um sabia que, dentro das paredes da sua casa, do seu quarto, esses padrões podiam ser mudados. Obviamente, sempre existiram aqueles que não obedeceram a esses padrões, mas, nesses casos, era evidente a rebeldia ou a excentricidade envolvida nessa atitude. Por exemplo, quando um filho estava na rua, sua mãe sabia exatamente com o que deveria se preocupar: onde ele estaria, com quem, a que horas voltaria. Quando esse filho voltava para a casa, a sensação de tranqüilidade e segurança era imediata: “agora sei com quem ele está e onde”. Com o surgimento da internet e sua imensa popularização, essas fronteiras foram e estão sendo questionadas, reposicionadas ou até mesmo derrubadas! Hoje em dia, essa mesma mãe pode ver seu filho dentro das paredes de seu quarto, supostamente em segurança e sob sua supervisão, mas ele está navegando e, se está navegando, está em um espaço PÚBLICO.
REDES SOCIAIS DENTRO DO AMBIENTE PROFISSIONAL
No mundo atual que estamos vivendo, na era das redes sociais é importante ressaltar que as organizações vêem passando por diversas transformações para adaptar os profissionais a obterem uma boa comunicação através das redes sociais, mais colocando limites. Utilizando de forma adequada para não prejudicar a sua própria produção no ambiente de trabalho. Desta forma as empresas precisam montar estruturas de trabalho mais flexíveis e estimular a criatividade através de ambientes descontraídos, apesar de predominar entre o público jovem, o uso das redes sociais dominou todas as faixas etárias de profissionais, que têm acesso, não só pelo computador das empresas, mas também por meio dos smartphones, que vêm aumentando exponencialmente no Brasil.
Conforme pesquisa a utilização das redes sociais no trabalho pode diminuir a produtividade do funcionário quando ele não estabelece um limite de tempo para acesso. Não há problemas em usá-las, desde que as atribuições principais não sejam deixadas de lado. O mais adequado é que se estabeleça um horário ou um tempo limite para a utilização destas redes.
O bloqueio definitivo pode gerar um processo traumático no relacionamento com os funcionários. Portanto, antes de soluções radicais, cabe à empresa alguns momentos de conscientização quanto ao uso adequado de tais ferramentas. Deve-se ressaltar que existem pontos positivos na utilização das redes sociais no trabalho, muitas delas são poderosas ferramentas de prospecção e relacionamento das organizações com seus clientes. Internamente, as redes também podem ser utilizadas como veículo de comunicação entre os funcionários, já que otimizam tempo e custos diversos.Caso a empresa queira restringir o uso das redes sociais, ela não deve se esquecer dos outros meios de comunicação interna, como a intranet e o e-mail corporativo.
O ser humano é um ser social e precisa se comunicar e fazer parte de grupos para ter uma vida saudável. Isso não quer dizer que todos os acesso deva ser liberado indiscriminadamente em qualquer empresa ou situação profissional. Porém, a discussão em torno do tema deve ser ampliada. Ao invés de pesquisarmos apenas a diminuição da produtividade a curto e médio prazo, melhor seria procurarmos meios de reintegrar essa parcela da vida social ao trabalho, para torná-lo mais humano e, conseqüentemente, mais motivador.
MANUSEIOS DE ALGUMAS REDES SOCIAIS ATRAPALHAM O DESEMPENHO DA EMPRESA
O Brasil figura entre os quatro países que mais acessam as redes sociais. A preocupação das empresas reside no fato de que cada vez mais os trabalhadores utilizam as redes sociais durante o expediente, causando preocupação sobre a segurança das informações sigilosas e a queda da produtividade, pela navegação em horário de trabalho. Daí a adoção de programas visando monitorar os computadores utilizados pelos trabalhadores quanto ao uso das redes sociais utilizadas no ambiente de trabalho. É, no entanto, indispensável que as empresas informem sobre o monitoramento e sobre a eventual proibição do uso desses aplicativos no trabalho ou de revelar informações e estratégias empresariais, e que tenham cuidado para não invadir a intimidade ou privacidade do empregado em tais monitoramentos.
O acesso às redes sociais no ambiente de trabalho é uma realidade. Tal fato gera polêmica quanto o que seria mais adequado: usar ou não usar rede social durante o expediente? Muitas empresas adotam uma política de restrição ou até de proibição quanto ao uso de facebook e twitter, por exemplo. Já outras, têm sido mais tolerantes em relação ao acesso aos sites de relacionamento. Mas será que o uso de redes sociais no trabalho pode prejudicar o rendimento dos funcionários? Como contornar esta situação sem adotar uma postura de tirania por parte das organizações?
Para Lucas Sarruf, consultor de Recursos Humanos do Ciclo RH, a utilização das redes sociais no trabalho pode diminuir a produtividade do funcionário quando ele não estabelece um limite de tempo para acesso. “Não há problemas em usá-las, desde que as atribuições principais não sejam deixadas de lado. O mais adequado é que se estabeleça um horário ou um tempo limite para a utilização destas redes. O bloqueio definitivo pode gerar um processo traumático no relacionamento com os funcionários. Portanto, antes de soluções radicais, cabem à empresa alguns momentos de conscientização quanto ao uso adequado de tais ferramentas”, conscientiza Lucas.
PROBLEMAS DECORREM NA SUA UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS NA EMPRESA
As redes sociais constituem meios ágeis e eficientes de comunicação e relacionamento social. Como é possível ter acesso a elas no ambiente de trabalho por meio de computadores funcionais, celulares e tablets, com as comunicações alcançando em tempo real pessoas e comunidades as mais distantes; como também é possível acessar as informações postadas pelos trabalhadores e estes falarem publicamente sobre a empresa em que trabalham e até formarem comunidades, novos problemas jurídicos decorre de sua utilização.
Com efeito, da mesma forma que é possível ao trabalhador publicar informações que possam causar prejuízos ao empregador, a este também é possível ter acesso ao perfil do trabalhador e selecionar candidatos, promover ou inibir ascensões dentro da empresa conforme convicções, credo, orientação sexual e amizades reveladas em redes sociais:
OS CUIDADOS E OS LIMITES
É preciso que os trabalhadores tenham cuidado com as informações que postam nos sites de relacionamento social que se tornam públicas a partir da divulgação. Apesar de lhes serem constitucionalmente reconhecidos os direitos à intimidade, privacidade e das liberdades de pensamento, expressão, convicção, credo e orientação sexual, a prova da discriminação nas seleções ou na preterição de um candidato à promoção na empresa pelas amizades, convicções políticas e religiosas e orientação sexual não é das mais fáceis.
Outro sim, na vida profissional, os direitos e as liberdades têm por limites a reputação alheia, a finalidade da empresa e as características do contrato de trabalho, não podendo o empregado assacar contra a imagem da empresa, a honra de seus dirigentes e colegas de trabalho, ou atentar contra a boa-fé e lealdade contratuais, quer tornando públicas informações sigilosas querem desrespeitando ou expondo o empregador, quer praticando atos incompatíveis com a ideologia de eventual organização de tendência para a qual trabalhe.
PREOCUPAÇÃO DAS EMPRESAS
É uma prática comum, especialmente em grandes empresas onde há um uso rotineiro do computador, que se estabeleçam regras para o seu uso. Dentre essas regras, é mais comum ainda proibir o uso de MSN, Orkut, facebook e outros, além de redes sociais menos conhecidas e até mesmo o acesso aos e-mails pessoais em alguns casos. Os motivos indicados pelos diretores e gerentes se devem geralmente a razões ligadas à saída de informações sigilosas ou a preocupação com a imagem da própria empresa na web que pode ser comprometido pelo suposto mau uso do funcionário.
Mas o principal argumento na grande maioria dos casos é de que o uso das redes sociais compromete a produtividade. Há a imagem coletiva do funcionário que, enquanto tem acesso ao Orkut, facebook e MSN, entre outros, interrompe o trabalho para cuidar de assuntos pessoais.
MARKETING EMPRESARIAL X MÍDIAS SOCIAIS
As mídias sociais são um fenômeno consolidado no Brasil e no mundo, e aos poucos as empresas estão se adaptando a esta realidade. Neste processo os executivos se dividem, entre os ansiosos, que acham que a empresa já devia ter feito seu perfil no Twitter, e os conservadores, que acreditam que as mídias sociais são arriscadas, sem controle, e portanto preferem ficar de fora.
Entre os dois grupos a empresa deve compreender uma realidade incômoda: Não é a empresa quem decide se vai ou não estar nas mídias sociais, são seus consumidores que decidem se vão usá-las para falar da empresa e de seus produtos. Assim, só cabe a empresa controlar o ímpeto dos ansiosos, e sair do imobilismo dos conservadores, se concentrando em planejar a comunicação empresarial nas mídias sociais.
Para isso, é importante primeiro entender as mídias sociais, e os fenômenos que estão associados a elas: A mudança da atenção do consumidor.
O mundo das empresas sempre foi centrado na mídia, basicamente porquê a atenção do consumidor sempre foi centrada na mídia. Através das mídias a empresa se comunicava com seus consumidores e seus stakeholders.
Redes sociais nas empresas – Bom ou ruim?
Devemos ou não estar nos sites de redes sociais? Devemos ou não devemos ter perfil no Facebook, no Linkedin, criar um utilizador no Twitter, desenvolver um canal no Youtube, etc.?
A resposta simples e direta é SIM, devemos! Mas como em tudo existem vantagens e desvantagens em estarem presente nas Redes Sociais, pontos mais positivos e outros menos positivos. Por isso o mais importante é que antes de tomar qualquer decisão a empresa e os seus responsáveis analisem e ponderem o que melhor serve essa empresa no atual momento.
Antes de enumerar algumas das vantagens e desvantagens da presença de uma empresa numa rede social deixem-me fazer uma nota prévia: não avancem para as redes sociais sem antes terem definido uma estratégia e um plano de marketing para essa presença. Definam objetivos, recursos e métricas de desempenho. E tratando-se de uma atividade de marketing e comunicação não se esqueçam de integrar a estratégia de Social Media com a restante Estratégia de Marketing, mantenham a consistência da mensagem em todos os meios, incluindo as redes sociais.
PONTOS POSITIVOS-LAÇOS QUE AGREGAM
Deve-se ressaltar que existem pontos positivos na utilização das redes sociais no trabalho. Muitas delas são poderosas ferramentas de prospecção e relacionamento das organizações com seus clientes. Internamente, as redes também podem ser utilizadas como veículo de comunicação entre os funcionários, já que otimizam tempo e custos diversos. Caso a empresa queira restringir o uso das redes sociais, ela não deve se esquecer dos outros meios de comunicação interna, como a intranet e o e-mail corporativo.
PONTOS NEGATIVOS-LAÇOS QUE SEGAM
O crescimento das redes sociais no Brasil é cada vez mais evidente e as mesmas se propagam de forma assustadora. Todas elas se tornaram grandes ferramentas – não só para os usuários fazerem amizades, mas também para reclamarem e protestarem contra situações que julgam errado. As redes sociais funcionam hoje em dia como uma espécie de “arma” na hora de reivindicar direitos, expor idéias ou simplesmente elogiar determinada ação.
Nesses sites, os usuários criam conteúdo e compartilham com sua rede de amigos. Os manifestos sociais acontecem da mesma forma: o usuário que não gostou de algo expõe sua indignação na rede e seu protesto é repassado para todos aqueles que compartilham o mesmo pensamento.
Com isso podemos dizer que é realmente interessante a internet, mas antes de usar devemos aprender nem que seja um pouco, para aproveitar de forma segura e harmoniosa esse bem que o ser humano inventou. Faça bom proveito dessas informações é nunca se esqueça de cada palavra aqui.
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Todas ou quase todas as empresas estão nas redes sociais, diretamente ou indiretamente, por tanto, monitorar informações é fundamental. Só que muitas empresas ainda não adotam esse tipo de interação e preferem não criar contas nesses sites para evitar uma exposição errada ou alguma informação que possa prejudicar a imagem da empresa. Essas organizações esquecem que a internet é dinâmica e altamente interativa, por isso, ninguém fica de fora das redes sociais. O marketing está mudando, pois está olhando para fora, para pessoas que devem nos acompanhar. Hoje, temos de ter seguidores, claro que devemos ter consciência em não desrespeitar as normas e regras que a empresa determina. Se tivermos uma postura adequada com certeza todos dentro da organização será beneficiado.
ResponderExcluirRedes sociais: a fantástica fábrica de informações
Ana Claudia
As empresas e os publicitários estavam acostumado ao marketing convencional ao outdoor,jornal impresso,televisão,rádio,e entre outros até então imagináveis,todavia,agora,as redes sociais devem fazer parte do planejamento de marketing de qualquer empresa e ou profissional.As redes sociais constituem meios agéis e eficientes de comunicação e relacionamento social.As empresas precisam estar preparadas para esse processo de modificação.O marketing está mudando,pois está olhando para fora,para pessoas que devem nos acompanhar.Sendo assim aproveite as redes sociais para mostrar os seus valores. Eliane Costa de Oliveira
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA equipe esta de parabéns, pelo tema abordado onde ficou bem claro as explicações sobre rede social, as informações que postamos nos sites de relacionamento social tornam -se públicas. isto é devemos ter cuidado no que postamos pois isto é um ponto negativo a nossa imagem diante das empresas que buscam profissionais para atuar em seus setores. O principal argumento na grande maioria dos casos é de que o uso das redes sociais compromete a produtividade. há imagem coletiva do funcionário que, enquanto acessa o facebook entre outros,interrompe o trabalho para cuidar de assunto pessoais. josefa maria de oliveira
ResponderExcluirNo nosso cotidiano as redes sociais se tornaram essencial. Podemos dizer que até usadas como ferramentas, quando falamos em busca de clientes potenciais, pois nelas encontramos o perfil de nosso cliente, alavancagem na propagação de nossa marca, divulgação de ofertas e produtos, etc. Porém o risco de disseminação negativa de nossos produtos pode acontecer, já que nessas redes todos podem dizer o que sentem e acham. Assim, usar de forma adequada pode alavancar a competitividade da organização ou de forma contrária torna-la menos desejada por alguns.
ResponderExcluirAs redes sociais virou um fato onde muitas pessoas encontram serviços ou benefícios, tangíveis ou intangíveis. Podemos nos conectar ao mundo buscando assim compartilhar informações e ideias, para que possamos dividir conhecimento. Vimos que na apresentação da equipe é muito importante você obter uma postura correta na rede de relacionamento, pois uma das prática mais conhecidas é o Networking onde profissionais mantém também o contato através das redes sociais para que adquiram pessoas qualificadas e não possam ser esquecidas literalmente do mercado. Então temos que ter muito cuidado com isso pois aquelas postagens que coloca, você estará moldado o seu perfil.
ResponderExcluirEste assunto é bastante interessante pois boa parte da população se comunica por meio das redes sociais, com isso levam informações de todo tipo, onde pode ocorrer distorções em informações. Estas ferramentas são bastante eficazes para divulgar nossos produtos, fazermos novas amizades e dentro do nosso cotidiano administrativo, podemos usá-las para obter informações sobre nossos clientes ou até mesmo nossos concorrentes. Temos também que nos policiar, pois o que publicamos pode nos prejudicar e manchar nossa imagem nas Redes Sociais. Então se usada de maneira correta temos uma excelente ferramenta de trabalho em nossas mãos.
ResponderExcluirRede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente. è uma das ferramentas essenciais para o administrador para estar conectado com mundo, a equipe estar de parabéns da forma que foi passado o assunto tão pertinente.
ResponderExcluirO grupo apresentou o trabalho e deixou claro o que a rede social é nas organizações,
ResponderExcluirQue ela pode ser uma ferramenta para beneficiar ,mas quando não é utilizada correta pode prejudicar o colaborador,também ficou claro como se deve utilizar a internet no seu local de trabalho ,os cuidado que se deve tomar.
Redes sociais, podem servir para o nosso sucesso ou para a nossa destruição, vai depender do nosso comportamento através dela, o Facebook por exemplo, que acredito que hoje em dia seja umas das redes mais acessados. Pode ser um aliado para o nosso crescimento para o lado profissional é uma ferramenta ótima para quem sabe usar para o seu beneficio, pois muitas empresas hoje em dia visualizam o perfil do candidato no facebook antes de contrata-lo. As pessoas tem que entender que quando se cadastram em redes sociais elas estão expostas e todos podem ver o que elas postam, então tomem cuidado no que postam.
ResponderExcluirCintya Carneiro
Sabemos que as redes sociais são ferramentas importantes que devemos utilizar de forma consciente. Grandes mudanças ocorreram depois do surgimento da internet , mais facilidade e velocidade em vários setores políticos ,econômicos e sociais , ao qual devemos acompanhar e interagir com essa transformação de meios de comunicação que está cada vez mais frequente em nossa vida e está atento a essa tecnologia.
ResponderExcluirPricila Oliveira do Vale.
Existem várias vantagens nas redes sociais. Entretanto, a cautela no que é postado ainda é a palavra de ordem. Como vimos no trabalho, tudo o que postamos e curtimos é visto por uma gama enorme de pessoas e entre ela estão nossos, patrões, chefes, clientes....
ResponderExcluirTemos, também, nas redes sociais dois tipos de perfis, os profissionais das mais diversas áreas, que divulgam currículos, serviços, até produtos e de outro, estão as empresas, que expandiram seus processos de seleção para a rede e agora procuram talentos nesses locais, vendem e conseguem trabalhar bem a publicidade institucional.
Vimos também que, bloquear totalmente as redes sociais é mal visto pelos funcionários e esse tipo de atitude pode prejudicar a relação empresa-empregado. Por isso, as empresas têm optado por liberar o acesso, mas monitorar o nível de atividade dos funcionários – atualmente, 56% das empresas já monitoram o PC dos seus funcionários. Dessa forma, o usuário que tem desempenho ruim por causa das redes sociais pode ser identificado; sem prejudicar aqueles que sabem equilibrar o uso das redes sociais no trabalho.
Sabemos que as interações, que movimentam as redes, são representadas por relações sociais, econômicas, de trabalho, etc., que, essencialmente, possibilitam o compartilhamento de informação e de conhecimento. Dependendo dos interesses que movimentam as interações na rede, esta pode ser seccionada em grupos que geralmente são profícuos para a própria rede, isto por mobilizarem atores que estejam envolvidos com uma temática específica. Favorecem, igualmente, ligações entre atores com o poder de direcionar os fluxos de informação a indivíduos que partilham de interesses comuns, proporcionando maiores condições para a inovação. Então no meu ver as redes sociais são de extrema importância para todos os segmentos sejam eles profissionais ou pessoais.
ResponderExcluirRede Social é uma faca de dois gumes, pois tanto pode trazer bens a organização, como divulgação da marca, promoções, fidelidade do cliente, quanto pode atrapalhar a produtividade da empresa, uma vez que nem todos sabem dosar seu uso, é necessário cuidado redobrado ao tratar de internet, de modo geral.
ResponderExcluirDevido a sua dimensão, se usada de forma correta tem-se uma grande "arma" em mãos
As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela auto geração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
ResponderExcluirUm ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
As redes sociais hoje está em tudo, em escolas, Igrejas, empresas e etc. mas temos que tomar cuidado quando acessamos, onde pode ser um ótimo canal de comercio ou de interação e ao mesmo tempo pode ser um terror na vida de quem usa sem se precaver
ResponderExcluirAs redes sociais constituem um importante instrumento de interação e divulgação que se utilizado da maneira correta pode trazer inumeros beneficios para quem as utilizam, seja para divulgar produtos ou serviços, seja para conseguir uma boa vaga em uma organização.
ResponderExcluirZacarias Dantas.
ResponderExcluirSão muitas as vantagens oferecidas pelas redes sócias, no entanto é preciso muito cuidado ao se fazer uso, pois se usado de forma inadequada poderá trazer muitos problemas jurídicos trazendo graves consequências, pois tudo o que for postado será enxergado por muitas pessoas. Apesar dos riscos e dos cuidados que se fazem necessários, as redes sociais são meios eficientes de comunicação e de relacionamentos, pois por meio de computadores, celulares e tablets e etc a comunicação é estendida em fração de segundos. As organizações buscam a cada instante limitar o acesso de tais ferramentas na intenção de inibir fugas de informações sigilosas de correspondentes a processo ou produção de seus produtos, como também preocupada principalmente com a imagem da organização.
Muito bom este assunto de redes sócias e muito pertinentes e de muitas vantagens oferecidas pelas redes, porem o entanto é preciso ter muito cuidado, pois existem alguns fatores de risco que temos que levar em consideração como o Facebook, como postagens, fotos e comentários que não deveríamos levar para redes sócias, principalmente por causa da nossa imagem, isto falo com relação as organização que esta acompanhando o perfil dos seus contratados, as redes sócias é uma ferramenta de suma importância sim mais, para pratica de network e aprimoramento profissional, entre outros, parabenizo toda equipe que apresentou o assunto com muita clareza.
ResponderExcluirUma grande oportunidade para aumentar sua rede de contatos, ou seja, seu network, com essas possibilidades que temos nos dias de hoje fica ainda mais fácil "trabalhar". Claro que devemos ter bastante cautela, pois muitas pessoas pensam que podem falar (ou escrever) o que quiser, sabemos que muitas tem mascaras o que não é bom para a organização.
ResponderExcluirRede social é algo que de modo geral como um todo tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, rede social é uma ferramenta bastante rápida onde a informação se propaga com bastante rapidez, tanto ajuda a construir quando denigri uma imagem, então como foi dito por Cheyiene é preciso ter cautela para não se expor demais. O facebook nas organizações é uma ferramenta que agrupa informações agrega valor e consegue nos levar até o outro lado do mundo se propagando de maneira simples, econômica e rápida, com o auxilio da tecnologia, marketing digital através de outdors, marketing viral dentre outras ferramentas que auxiliam e fazem com que o mundo virtual possa contribuir de forma significativa tanto como pessoal quanto profissional.
ResponderExcluirParabéns ao grupo pela excelente apresentação. O tema do grupo foi de grande importância para conhecimento de futuros administradores, pois a rede social é algo que vem movendo o mundo. Diante disso as grandes empresas tem que buscar se adequar a essa nova era em busca de grandes retornos.
ResponderExcluirAs redes sociais estão conquistando um espaço cada vez maior no dia a dia das pessoas. Uma rede social pode ser entendida como uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Alguns exemplos de redes sociais online são as redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter) e as redes profissionais (LinkedIn, BranchOut, XING), além das chamadas redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades) e as redes políticas. Mas seja uma pequena empresa, seja uma grande companhia, é preciso aprender a lidar com esse assunto.
ResponderExcluirUma nova era foi criada e das redes sociais surgiu o que chamamos de Groundswell (do inglês, repentina acumulação de forças) um movimento espontâneo de internautas que alcançam o que precisam uns dos outros graças às novas tecnologias, em vez de irem atrás de empresas, de instituições ou do governo, preferem usar as redes sociais para atingir seus fins.
Portanto, fica a orientação aos empresários e gestores para que não subestimem as redes sociais, mas que as vejam como oportunidades dentro das comunidades online que são usadas na vida pessoal, como passatempo, para serem aplicadas também no trabalho, a favor da empresa em que se trabalha para que esta possa atingir seus objetivos.
Olá pessoal! Deixo meus parabéns a equipe pois esse trabalho mostrou como devemos comportar diante desse mundo.
ResponderExcluirAssunto este muito interessante pelo fato de hoje as redes sociais terem grandes vantagens como a comunicação instantânea que as tais oferecem. Hoje através das redes sociais é possível fazer milhares de coisas como compartilhar conhecimentos, fazer novos amigos, vê noticias, acontecimentos, procurara emprego, ter comunicação instantânea com qualquer pessoa, tudo isso com entretenimento e online com milhares de pessoas e um custo praticamente zero.
ResponderExcluirRede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. No mundo atual no qual vivemos a rede social se faz necessário.
ResponderExcluirA rede social pode ser um aliado para o nosso crescimento para o lado profissional.
João Neto
A expectativa é que, além de contribuir com a educação, as redes sociais possam estimular também mudanças positivas nos métodos e nas formas de ensino, aprendizado e estudo. Se o que era futuro já virou presente, o que está sendo construído agora é uma rede de futuras possibilidades. Pegando emprestada uma prática comum nas redes sociais, possibilidades construídas com a colaboração de todos.
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